Desenvolvemos unidades habitacionais com excelente custo x benefício,
primando pela qualidade de nossos empreendimentos e pela plena satisfação de nossos clientes.

FALE CONOSCO
A import√Ęncia de ser um doador de sangue

O dia 25 de Novembro √© uma data que refor√ßa a import√Ęncia de ser um doador de sangue. Durante o final de ano e in√≠cio do ano seguinte, e agora diante da pandemia, os estoques nos hemocentros t√™m tido queda de 10% nas doa√ß√Ķes. 

Antes de tudo, cabe ressaltar que a doação de sangue não aumenta o risco de contaminação pelo novo coronavírus. A perda de hemácias (células do sangue) não compromete a imunidade. Ah, e todo material usado é descartado.


Pacientes que tiveram a Covid-19 devem aguardar 30 dias ap√≥s o fim dos sintomas para doarem. J√° quem teve contato com pessoas diagnosticadas ou suspeitas, ou se viajou para o exterior, deve esperar 14 dias. Segundo o Minist√©rio da Sa√ļde, apenas 1,6% da popula√ß√£o brasileira doa sangue. Este √© um ato de voluntariado e um ato de amor ao pr√≥ximo. E, √© muito importante criar o h√°bito de doar e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo. Um adulto tem em m√©dia cinco litros de sangue e no processo de doa√ß√£o s√£o coletados no m√°ximo 450ml. Sendo pouco para o doador e muito para quem realmente necessita. Vale ressaltar que, em cerca de um dia, o organismo j√° rep√Ķe a quantidade de sangue que foi retirada. O interessado em realizar essa atitude nobre passa por uma entrevista que tem como objetivo promover mais seguran√ßa tanto a voc√™ quanto aos pacientes que receber√£o o sangue coletado. Portanto, diga a verdade no question√°rio.


O procedimento de doa√ß√£o desse l√≠quido t√£o precioso √© bastante r√°pido. Do momento ao realizar o cadastro e triagem cl√≠nica at√© a coleta, a dura√ß√£o gira em torno de 40 minutos.  Entre as situa√ß√Ķes mais comuns que um paciente necessita de doa√ß√£o est√£o as cirurgias de grande porte, transfus√£o no caso de doen√ßas cr√īnicas, como a doen√ßa falciforme e, claro, ap√≥s acidentes graves. Algumas informa√ß√Ķes importantes: os homens podem doar a cada 60 dias (at√© 4 doa√ß√Ķes por ano) e as mulheres a cada 90 dias (at√© 3 doa√ß√Ķes por ano).


Quem pode doar sangue:


- Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos deve apresentar autorização e documentação do responsável);

- Pesar mais de 51 kg e ter índice de massa corporal (IMC) superior a 18,5;

- Não ter fumado nas 2 horas anteriores à doação;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;

- Ter dormindo pelo menos seis horas na noite anterior;

- N√£o estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos e grandes refei√ß√Ķes nas tr√™s horas anteriores √† doa√ß√£o.


Quem n√£o pode doar sangue:


- Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;

- Haver evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de chagas;

- Quem faz uso de drogas ilícitas injetáveis;

- Mal√°ria.


Aqui na Valor Real, diversos dos nossos colaboradores j√° doam sangue regularmente. Incentivamos voc√™ tamb√©m para participar dessa a√ß√£o t√£o solid√°ria. Sua doa√ß√£o pode ajudar a salvar a vida de at√© quatro pacientes.