Desenvolvemos unidades habitacionais com excelente custo x benefício,
primando pela qualidade de nossos empreendimentos e pela plena satisfação de nossos clientes.
Casas, terrenos, chácaras, imóveis na praia, sobrados e apartamentos. Até aqui você já tem bastante escolha a fazer. Mas eleger o imóvel ideal para você e sua família não é uma tarefa fácil já que englobará muitas outras questões.
Você pode levar em consideração, por exemplo, o tamanho do imóvel, localização, infraestrutura, novo ou usado, dentro ou fora de condomínio, andares, posição em relação ao sol, quantidade de moradores e, claro, preço.
Aqui, neste artigo, vamos focar em quem já decidiu optar por residir em apartamento, dando aquela ajudinha nas próximas etapas. Afinal, existem opções dentro das opções, e quanto mais você filtrar, melhor será sua futura escolha que poderá viver feliz e satisfeito, sem peso na consciência. Então, vamos as dicas!
Planejamento financeiro
Antes de tudo, tenha em mente o quanto você pode pagar. Isso recai tanto na entrada que poderá dar quanto no financiamento que virá. Muitas construtoras, como a VR, oferecem opções de parcelamento da entrada.
Você pode juntar a sua renda com a da sua esposa ou marido e fazer uma simulação no site da Caixa Econômica Federal, ou mesmo se você possui vínculo com o seu banco há muito tempo e tem taxas especiais, poderá procurá-lo para o financiamento.
A média de entrada gira em torno de 20% do valor total do imóvel e o financiamento não pode comprometer mais do que 30% da renda familiar.
Busca online
Quando você já tem ideia de quanto a quanto poderá investir para comprar um imóvel, para agilizar, realizar uma busca pela internet é uma ajuda e tanto. Alguns portais e sites como o nosso, oferecem filtros, apresentando opções que mais combinam com o seu perfil.
Posição ao sol
A posição em relação ao sol é importantíssima. Você deve procurar saber quais são os períodos do dia em que há maior incidência solar no apartamento. Ou seja, quanto mais iluminado ele é, maior é o conforto. Apartamentos ou ambientes que recebem pouca luz solar costumam ser mais úmidos, prejudicando a sua conservação.
Quantidade de cômodos
Essa questão é vital. Aqui você deve levar em conta a quantidade de pessoas que vão residir na unidade. Se for somente você, pode escolher com apenas um quarto, a menos que receba amigos ou parentes com frequência e priorize dois quartos pela privacidade.
Se você tem um filho, mas pretende aumentar a família, optar já por um apartamento com um dormitório a mais vai evitar que lá na frente você precise seguir novamente por uma busca de imóvel.
Nesse quesito, considere também, além da quantidade, o tamanho dos quartos, suítes, com ou sem varanda, e se a planta da cozinha, sala de estar e jantar está perfeito para você e sua família.
Condomínio
Seja sozinho ou com uma grande família, optar por um ape em um condomínio talvez não seja má ideia. Esta pode ser a melhor opção, representando economia, segurança e diversas opções de lazer para o seu conforto.
Liste o que não pode faltar no seu condomínio, como salão de festas, piscinas adulto e infantil, academia, salão gourmet com churrasqueira, pet play, playground, coworking, espaço zen, espaço beleza, dentre outros.
Novo ou usado
Caso opte por um imóvel usado, deve prestar atenção na vistoria. Realize o acompanhamento de cada detalhe, desde as paredes, torneiras, até as dobradiças das portas.
Ao avaliar o estado de conservação, pergunte sobre reformas feitas no imóvel quando usado. Se houve mudanças estruturais, peça para ter contato do arquiteto ou engenheiro envolvido para saber se essas reformas já foram registradas na matrícula. Imóveis usados exigem atenção maior em relação à documentação.
Localização
O bairro que você irá residir é de suma importância na escolha do novo apartamento. Leve em conta a infraestrutura que o bairro oferece, as vias de acesso, a segurança na região e principalmente se possui tudo que você precisa para ter uma boa qualidade de vida como parques, mercados, escolas, hospitais, bares, restaurantes e etc.
Lembre-se: a localização deve atender ao máximo as principais necessidades de você e da sua família em infraestrutura, comodidade e lazer. Optar por morar em cidades vizinhas pode reduzir bastante o valor das prestações do imóvel.
Andar
Muitas pessoas prezam pelos andares mais altos e pela vista. Aqui, certifique-se que o prédio possui elevador para carregar as compras. Se você gosta de um espaço extra, quem opta por andares térreos, pode escolher unidades com Garden.
Além dos andares, quando o condomínio possui diversos blocos, considere ainda se deseja os apartamentos mais afastados e silenciosos, longe do portão e da rua, ou unidades em blocos mais próximos das vagas de estacionamento.
Decorado
Se tudo o que você deseja é adquirir um imóvel, pegar as chaves e já morar nele, comprar um imóvel decorado é uma excelente saída. O valor subirá um pouco, claro. Todavia, você não se preocupará em procurar profissionais para montar móveis de acordo com o tamanho de cada cômodo. Outra vantagem é o valor do mobiliado que poderá estar incluso no financiamento.
Corretor
Para todas as questões, o seu melhor amigo nessas horas será o corretor de imóveis. Ele tem o trabalho de levantar os imóveis que vão ao encontro do seu perfil. Ele poderá te ajudar em praticamente todos os quesitos, até mesmo auxiliando acerca da documentação e financiamento.
Deixe claro para ele o que você busca. Questione sobre a região, sobre o condomínio, valores diversos, IPTU, incidência solar, quantidade de vagas na garagem, áreas comuns, planta, vistoria, contrato, especule se a região pode se valorizar ou se depreciar, acabamentos, sobre a construtora e o material utilizado na obra.
Os corretores da Valor Real estão prontos para te auxiliar e tirar todas as suas dúvidas.
Fale com um corretor: (41) 9 9846-3763